Ryuzo Watanabe

Renshi Shihan

Em memória A Ryuzo Watanabe Hanshi
Por Gonzalo Ramirez Ortiz – Kyoshi

Contar 40 anos de evolução de um país ou de uma instituição não é tarefa fácil. É ainda mais difícil quando uma instituição superou circunstâncias muito adversas e mutáveis. Vou tentar ilustrar isso para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer a história do Bloco Sul-Americano.

Ryuzo Watanabe Sensei residia em São Paulo, Brasil. Ele praticou Goju Ryu por mais de dez anos antes de se separar de seus professores, e por pouco tempo depois foi um instrutor independente. Então, em setembro de 1975, um enviado de Gogen Yamaguchi Kaiso conseguiu entrar em contato com o Sensei Watanabe e, graças à sua gestão, nosso Sensei finalmente ingressou na International Karate Do Goju Kai Association (IKGA). Portanto, podemos dizer que o Bloco Sul-Americano nasceu no Brasil em 1975.

Em poucos meses, instrutores de outros países da América do Sul começaram a estabelecer contatos com Watanabe Sensei e através dele também ingressaram na IKGA – notadamente o primeiro foi o Shihan Álvaro Martos do Uruguai. Aos poucos, e apesar das limitações impostas pelas enormes distâncias que nos separavam de nosso Mestre naquela época, Argentina, Chile e Uruguai acabaram se filiando na região. (Como um simples fato ilustrativo sobre meu próprio caso: eu me formei como Nidan por Watanabe Sensei em 1977.)

Biografia:

sua história se confunde com o próprio Goju-Ryu no Brasil, nasceu em Fukushima, Japão em 29 de Janeiro de 1.923. Saiu do Japão, com seus familiares em Dezembro de 1.929, como passageiros em um navio cargueiro, desembarcou no Brasil em 07 de Fevereiro de 1.930.

Bem cedo foi atraído pelas artes marciais, começou a praticar jiu-jitsu, Kendo e Judô, além de suas ocupações na lavoura e como caminhoneiro. Porém, foi só aos 37 anos que encontrou no karate a arte que modificaria o sentido de sua vida. Não foi tão fácil, entretanto seu acesso a essa prática. Tentou um contato com Mestre Harada, de São Paulo, e conseguiu treinar com Mestre Seichi Akamine. Procurou a Associação Brasileira de Karate que por ser, na época, uma organização muito fechada não lhe permitiu acesso imediato. Foi através de um empregado seu, chamado Haishi, no entanto que pode penetrar naquele local, para um primeiro treino, inusitadamente vestindo camiseta e calça de linho. Passaria, daí em diante, a praticar seis exaustivas horas por dia com toda a dedicação de que era capaz e indiferente a opiniões alheias.

Coincidentemente, nesta ocasião a I.K.G.A. (Japão), procurava expandir-se na América do Sul, fundando uma base de atuação, e a partir do Brasil representar o estilo Goju-Ryu nos 13 países do eixo sulamericano. Foi através de uma visita do Mestre Doi à nossa terra que Sensei Watanabe recebeu a determinação de tomar o cargo de Diretor da Sucursal por nomeação direta do Grande Mestre Gogen Yamaguchi do Japão.
Foi assim que, em 1.963, Sensei Watanabe se tornava diretor da Associação Brasileira de karate, em 1964, Vice-Presidente e em 1965 tomava posse na Presidência da Associação Cultural de Karate. Sensei Watanabe foi também presidente da U.K.G.B. (União de Karatê-Dô Goju-Ryu do Brasil) e U.S.K.G. (União Sul-americana de Karatê-Dô Goju-Ryu) e Vice-Presidente da I.K.G.A. (International Karate-do Goju-Kai Association).

A Goju-Ryu, entretanto, começou definitivamente em São Paulo a 15 de setembro de 1.975, quando o Hanshi Watanabe, foi oficialmente nomeado pelo Mestre Gogen Yamaguchi. A partir desta data, começou a sua dedicação ao estilo Goju Ryu, criando pólos de desenvolvimentos em todos os Estados Brasileiros e vários países da América do Sul.

O Hanshi Ryuzo Watanabe, a partir de então, dedicou praticamente toda sua vida ao Karate Goju Ryu da (I.K.G.A.) promovendo eventos ou tarefas que beneficiassem seu estilo, seja com sua técnica apurada, portador de um carisma invejável, por onde passava conquistava seguidores, a extrema sensibilidade mais a imaginação e a intuição, juntaram-se a motivação, simplicidade e a amizade para romper os laços que uniram o espírito à realidade. mesmo com idade avançada e doente (sem que a maioria de seus filiados soubessem), sempre dava o exemplo, sendo o primeiro a chegar e o último a sair em todos os eventos da Goju-Ryu.

Em dezembro de 1998, nosso Mestre nos deixou para sempre, e sua partida foi realmente uma calamidade. Eu uso esse termo porque ele não foi apenas um grande mestre de karatê. Ele também era uma pessoa carinhosa com caráter muito forte, sábio e gentil. Acima de tudo, Hanshi Ryuzo Watanabe era um homem digno. Com tais qualidades, a tarefa de encontrar um sucessor era quase impossível.

Sem o nosso Mestre, o Bloco Sul-Americano suportou catástrofes de consequências gravíssimas. Por muitos anos, o Brasil permaneceu separado da IKGA. Argentina, Chile e Uruguai tiveram que se unir em uma irmandade e trabalhar duro para restaurar a ordem para alcançar seus destinos. Assim, por muitos anos, tivemos reuniões frequentes com Saiko Shihan Goshi Yamaguchi. Apesar de o objetivo dessas reuniões ser resolver problemas políticos, elas também nos permitiram - Shihan Andres Avila, Shihan Carlos Gonzalez e eu - investigar aspectos do complexo programa técnico da IKGA que ainda não conhecíamos; tudo sob a orientação de Saiko Shihan.

Ryuzo WatanabeRENSHI / SHIHAN

Mais tarde, um instrutor no Brasil, Luiz Antonio Kotsubo Sensei sentiu que era hora de solicitar a reintegração de seu país à IKGA. Representando muitos outros instrutores brasileiros que o apoiaram, fez as respectivas inscrições junto às autoridades sul-americanas e mundiais para o IKGA. Esta iniciativa foi considerada por todos nós como historicamente importante e merecedora de fervorosa aprovação. Para a felicidade de todos os integrantes, o Brasil voltou a se unir na irmandade do Bloco Sul-Americano; tendo como representante Luiz A. Kotsubo Shihan.

A APKG nasceu do sonho de um grupo de karatecas apaixonados pela arte marcial. Eles desejavam compartilhar sua paixão com a comunidade local, criar um espaço para o treinamento de jovens talentosos e promover os valores do karatê Goju Kai, como respeito, disciplina e autocontrole.

ASSINE AGORA

Assine nossa Newsletter para atualizações. Garantimos zero spam.

error: Conteúdo Protegido !!